quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

THE PENDERECKI STRING QUARTET

Quarteto de Cordas Canadense
A cidade de João Pessoa,onde habito, respira música. E nessa época do ano, especialmente, a música ocupa todos os cantos. Os sons veem de todas as tribos e o que me permiti ouvir na noite desta quarta-feira,15, na Igreja da Misericórdia, centro da capital paraibana, afagou literalmente os meus ouvidos. A apresentação do quarteto de cordas do Canadá - The  Penderecki String Quartet - foi fenomenal. Nunca havia escutado, ao vivo, algo assim.

O quarteto tornou-se um dos mais famosos conjuntos de câmara de sua geração. Realiza anualmente tournées nos Estados Unidos, América do Sul, Europa e Extremo Oriente. Fundado na Polônia, é um defensor da música do nosso tempo. Descrito por Fanfare Magazine como “um conjunto de poder e sensibilidade musical”, o quarteto já tem mais de 25 gravações e colabora regularmente com diversos artistas tais como Martin Beaver, Antonio Lysy, Luba Dubinsky, Jeremy Menuhin, James Campbell, saxofonista de jazz Jane  Bunnett, outros.

Quando Jeremy Bell (violino), Jerzy Kaplanek (violin), Christine Vlajk (viola) e Jacob Braum(cello) exercitaram a maestria ao executarem peças de Maurice Ravel, Marjan Mozetich, Bela Bartok e Krsysztof Penderecki (essa autoral), a resposta da seleta platéia, claro, foi de aplausos de pé. O diálogo com o público foi mediado pela tradução simultânea do compositor e professor do Departamennto de Música da Universidade Federal da Paraíba, Didier Guigue.

A apresentação do The  Penderecki String Quartet foi parte do XIII Virtuosi-Festival Internacional de Música, num intercâmbio cujo trajeto –Recife-Olinda-João Pessoa- possibilitou, através da Funjope/Prefeitura de João Pessoa, presentear o pessoense com a boa música.


2 comentários:

  1. parabéns pelos textos. sempre uma aula. beijos

    ResponderExcluir
  2. Show de bola não só pela apresentação de belo texto, mas fundamentalmente por seu conteúdo... não tenho dúvidas em afirmar que este era o espaço que faltava para nos sintonizarmos com a efervescência cultural que rola na cidade. Não vi o The Penderecki String Quartet, uma bobeira do cansaço, mas confesso que senti o show depois da boa leitura neste blog... como disse, show de bolaaaa......

    Geraldinho Santos

    ResponderExcluir