segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

BAIXISTA DE HERMETO PASCOAL FAZ SHOW EM JP

            Itiberê Zwarg, baixista da banda de Hermeto Pascoal, que dirige no Rio de Janeiro uma orquestra formada por jovens seguidores do legado do mestre alagoano, será uma das atrações desta segunda-feira (27), no projeto 'Música do Mundo'. O artista se apresenta com o Quinteto da Paraíba. Na mesma noite, o professor paulista de tuba e integrante da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Valmir Vieira, vai tocar com a Banda 5 de Agosto. Quem fecha a programação é a Jerimum Jazz Band, de Natal (RN). O evento gratuito começa às 20h, no Busto de Tamandaré. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

          O paulistano Itiberê Zwarg começou a carreira profissional com o grupo Ray Carelli, fazendo bailes em São Paulo e no interior. Em 1977, começou um novo ciclo na carreira, quando ingressou no grupo de Hermeto Pascoal, no qual se mantém até hoje. Além da oportunidade de desenvolver um estilo próprio no contrabaixo, aprendeu muito com o mestre alagoano, desde a harmonia, arranjo e composição. Chegou a participar com ele da gravação de nove discos e fez turnês anuais pela Europa, América e Japão. Fez ainda workshops e oficinas de Hermeto na França, Alemanha, Suíça e Estados Unidos.

          Na apresentação do 'Música do Mundo', Itiberê Zwarg vai apresentar composições próprias como "Três Notas", "Abóbora com Coco" e "Muriqui". Haverá espaço ainda para músicas bastante conhecidas do público nordestino, a exemplo de "O canto da Ema", de João do Valle, Aires Viana e Alventino Cavalcanti, conhecida na voz de Jackson do Pandeiro. O baixista vai ser acompanhado pelo Quinteto da Paraíba, formado pelos músicos Yerko Tablito (1º violino), André araújo (2º violino), Ronedilk Dantas (viola), Andrêyna Dinoá (violoncelo) e Xisto Medeiros (contrabaixo). (Release)

Nenhum comentário:

Postar um comentário