quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CHICO CÉSAR: DO MUSICLUBE A SECRETARIA DE CULTURA DA PB

Chico César (foto da internet)



O cantor e compositor Chico César, confirmado futuro Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, fará parte da equipe do governador eleito,Ricardo Coutinho(PSB), a partir de 2011. Atual diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa(Funjope), César está  fazendo um excelente trabalho na gestão municipal com projetos como o Som das 6, Sabadinho Bom, Que tal, quinta?  entre outros que tem trazido grandes nomes à Paraíba e dado visibilidade aos artistas locais.

A sensibilidade de Chico César, que desde a época do Musiclube Paraíba, uma espécie de sociedade cultural dos amigos da música, com foco para a música paraibana,  e o seu bom trânsito na cena musical nacional tem aberto portas, quebrado entraves e conseguido projetar a capital paraibana, do ponto de vista da cultura. Quem vive na cidade de João Pessoa sabe disso.Esse olhar, agora, será ampliado por todo o Estado, descobrindo talentos e trazendo ao conhecimento de todos o que antes estava isolado.

É neste sentido, que há uma expectativa por parte de artistas paraibanos, anseio antigo já exposto nas falas de muitos, de que a cultura paraibana ganhe realmente a visibilidade merecida e que, assim, se crie um mercado interno, a exemplo de outros centros, onde os artistas sejam realmente divulgados e conhecidos com o desafio, principalmente, pelos paraibanos.

Pelos palcos montados nas areias da praia de Tambau, em praças, no centro histórico, o pessoense tem tido oportunidades de assistir a bons shows, e o que é melhor, de graça.César valoriza não só a cultura popular, grupos independentes, teatro, dança e tantas outras vertentes da arte como nos presenteia com nomes de projeção nacional e até internacional.

Pelos palcos paraibanos já passaram Gilberto Gil, Os Mutantes, Buena Vista Social Club, Pitty, Tom Zé, Luisa Possi, Rita Ribeiro, Silvério Pessoa, Beto Guedes, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Paralamas de Sucesso, Daniela Mercury, Dodô, Orquestra Sinfônica de São Paulo, Jorge Bem Jor, e tantos outros.

E você se prepare por que já estão prontos para subirem ao palco neste fim de ano e inicio do próximo, Margareth Menezes, Maria Bethânea, Mano Chao, Geraldo Azevedo e muitos outros. Com Chico César comandando a nave cultural, ganha a Paraíba, ganha o pessoense, ganha o turismo, ganha o Brasil. Salve Chico.Salve Ricardo.

Um comentário:

  1. Caros colegas, falar de Chico é falar de simplicidade de bom gosto, de descobertas, e falo isso no sentido próprio da palavra, eis aí um artista da terra, q traz consigo uma bagagem musical inspiradora, que tem em suas veias sangue artístico, que redescobre a cada momento seu talento, e que não deixa no acaso a nossa cultura, que se esmera em descobrir, divulgar e valorizar o que temos de melhor no nosso berço cultural, sempre em busca de lançar desafios, se lançando de cara naquilo que acredita e faz,e como sabe fazer, faz sempre o melhor, chico é mais que uma alma talentosa, é sutileza no falar, é blz no cantar, e quando canto da sua alma sai uma oração, por esses motivos que acredito no tiro certeiro de Ricardo Coutinho, agora sim como diz a nossa jornalista Célia Leal, não só João Pessoa, mas a Paraíba poderá experimentar do sertão ao cariri o doce sabor cultural... Parabéns chico cesar vc é nosso!
    Parabéns Célia, matéria belíssima.

    ResponderExcluir