quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Exposição "Espelho Fotográfico"mexe com a poética de estudantes de Serra Branca

Pôr-do-sol de Serra Branca-Pb
O olhar de oito moradores e 24 alunos sobre o cotidiano, as adversidades e as variações climáticas registrados durante 10 meses resultaram numa exposição fotográfica aberta ao público nesta sexta-feira 11, às 16 horas, na Escola Estadual Maria Balbina Pereira, no Distrito de Santa Luzia do Cariri, município de Serra Branca (PB).
O Projeto Espelho Fotográfico selecionou os participantes através de um concurso de redação.Os selecionados participarem de uma oficina e as imagens captadas foram registradas nos sítios de Sucuru, Quixaba, Marias Pretas, Boa Vista, Suçuarana, Riacho do Buraco, Poço das Marrecas, Cacimba Nova, Angico, Ingá, Pé-de-Serra, Várzea do Estevam, Barriguda II, Engenho Velho, Salão e Jureminha, que compreendem o distrito de Santa Luzia do Cariri, pertencente ao município de Serra Branca.
A poesia nas imagens pode ser verificada, por exemplo, num arco-íris em meio a nuvens de chuva; num lajedo e flores que surgem com as primeiras chuvas do Cariri. O resultado desta atividade pedagógica e social revelou a sensibilidade dos alunos e surpreendeu os organizadores do projeto.
Desta sexta-feira,11 até o próximo dia 19, os trabalhos ficarão expostos na Casa Gayão, antiga loja de tecidos fundada em 1931, hoje desativada e localizada na Praça Joaquim Gaudêncio, Centro de Serra Branca. Depois a exposição percorrerá todas as comunidades e escolas do município. Serra Branca foi escolhida para a estréia do projeto por ser a região com menor precipitação pluviométrica do Brasil e em acelerado processo de desertificação.
“O Espelho Fotográfico é uma experiência em arte-educação que pode ser aplicada em escolas públicas e em projetos que visem promover a inclusão social, através do uso de novas tecnologias como ferramenta vital para a transformação da realidade regional”, observou Dudé Rodrigues, coordenador geral do projeto.
Segundo ele, a idéia é trazer um novo olhar para os bens naturais da região, provocando nos jovens uma reflexão sobre as duas estações vivenciadas, verão e inverno, ou seja, seca e chuva, além de despertar a auto-estima sobre os valores existentes e as riquezas naturais de sua região, bem como as variações de paisagem.
Dudé Rodrigues disse que o projeto tem sido uma experiência bastante enriquecedora. “Estamos descobrindo novos talentos, conseguindo despertar novos valores através da arte fotográfica e mostrando a importância da preservação do lugar”, explicou.
A conscientização dos alunos em relação ao meio ambiente da região pode ser comprovada em cada trabalho. “Se não quisesse que acontecesse a destruição da nossa região, o homem deixaria de fazer tanto desmatamento e poluição”, disse Regiane Farias Batista, 15 anos, do Sítio Riacho do Buraco. Opinião compartilhada também por Agamenon Felício de Sousa Júnior, 16 anos, do Sítio Pereiras. “Que a população se conscientize que é necessário a sua ajuda para salvar a fauna e a flora”. 
O projeto é patrocinado pelo Programa BNB de Cultura (Edição 2010), com parceria do BNDES, consultoria UFPB/PRAC/COEX e apoio cultural da FIEP-SENAI e Prefeitura Municipal de Serra Branca, através da Secretária Municipal de Educação, Dalvanira Barros Leão, e de Rosália Veríssimo Campos, Diretora da Escola E. E. F. Maria Balbina Pereira. A equipe de realização é formada também pela Coordenadora Municipal Angélica Travassos de Almeida, e pelo Monitor da UFPB, Marcelo Quixaba Gonçalves.


3 comentários:

  1. Mirmã querida,
    Show de bola o conteúdo das informações e mais ainda as preferências musicais da jornalista...
    Tá nos meus favoritos sem pestanejar.
    Valeu e beijaçoooooo...

    Geraldinho

    ResponderExcluir
  2. Esse por do sol de minha terrinha é de arrepiar, Celhinha, dá poesia, companheira! Valeu pela matéria, vc realmente é muito sensível às causas nobres, sobretudo culturais. Bj. Mana

    ResponderExcluir
  3. Célia!!
    Adorei seu espaço rosa lilás, inclusive os truques e dicas.
    Esse projeto de Dudé é muito interessante. Tô dando uma força a ele na divulgação e já agradeço a vc pela publicação no blog.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir