segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ESTAÇÃO NORDESTE EMPLACOU

Show de Zeca Baleiro, em JP, por Célia Leal


Saudade foi feito pra gente sentir. E é assim que me sinto com o encerramento do projeto “Estação Nordeste”, criação da Fundação de Cultura do município de João Pessoa e que vem acostumando o pessoense a ouvir, gratuitamente, o que há de melhor na Musica Popular Brasileira e as novidades internacionais. Este ano a programação foi espetacular, tanto que caravanas de Recife, Natal e até Alagoas cruzaram fronteiras estaduais para assistirem os shows que foram realizados no Ponto de Cem Reis, centro histórico da capital paraibana e no Busto de Tamandaré, coração da Praia de Tambaú.

Os cantores e compositores Chico César (então diretor executivo) e Milton Dornellas (adjunto) acertaram em cheio com o projeto e a programação que já é bem visto e desejado pelos Estados vizinhos. Hoje, com a ida de Chico César para a Secretária de Cultura do Estado e Milton assumido a Funjope com o poeta Lau Siqueira como seu adjunto, fica a certeza de que o projeto, segue em boas mãos, dado a experiência de ambos à frente da fundação.

O “Estação Nordeste” emplacou e podemos testemunhar isso só de ver o tamanho do público presente a cada apresentação. Lau Siqueira afirma que “um público médio acima de 100 mil pessoas compareceu a cada edição do Estação Nordeste” e isso revela o sucesso do projeto. “Só podemos ter uma avaliação positiva do projeto. Alcançamos o objetivo, que é levar à população atrações musicais de qualidade e formar uma plateia numerosa e fiel, sem precisar apelar”, afirma.

Foi esse público que derrubou por terra a tese de que só as bandas de axé e forró de plástico levam multidões a shows. Puro engano.Minha alma está lavada. A população foi, gostou, aplaudiu e pediu bis. Até aqueles que não conheciam outros estilos, se permitiram ouvir e aplaudir outros sons totalmente contrários aos que só apelam e que as pessoas ainda tem que pagar caro por eles. A Funjope acertou e deve torcer o nariz para aqueles que dizem que isso não é cultura, é entretenimento. É cultura sim. É entretenimento também e de boa qualidade.

O projeto existe desde 2006 e acontece sempre no mês de janeiro Pelos palcos do “Estação... edição 2011, entre os nomes nacionais passaram a baiana Margareth Menezes; Gabriel , O Pensador; Ana Carolina, André Abujamra, Fernanda Cabral (paraibana que vive na Espanha), Uxia, cantora da região da Galícia, o excelente Grupo vocal Mawaca, de São Paulo; a diva Maria Bethânea, cujo público foi estimado em 150 mil pessoas; Zeca Baleiro e o polirritimado francês Manu Chao, que encerrou a edição no último sábado com muito balanço.

Além dos grandes nomes nacionais e internacional tivemos as atrações locais com performances de qualidade.Sex on the Beach, Toninho Borbo,Clã Brasil, Regina Brow, e muitos outros nomes foram vistos por pessoenses e muitos turistas que invadiram João Pessoa neste primeiro mês de 2011. A Funjope informou que o investimento para a edição de 2011 chegou a dois milhões de reais, obtidos entre recursos próprios da fundação e patrocinadores. A Paraíba e especialmente João Pessoa, só tem a ganhar com tudo isso. Valeu Funjope.Valeu Prefeitura Municipal de João Pessoa.

4 comentários:

  1. Só senti falta do texto do show do Manu Chao???

    Geraldinho Santos

    ResponderExcluir
  2. Celinha, pra mim o melhor foi o de Margareth Menezes!!
    Embora apaixonada por Zeca Baleiro, a baiana superou todas as expectativas!

    ResponderExcluir
  3. Célia, já está em meu site seu artigo sobre a Estação Nordeste. Parabéns. Abraço e bjs

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Celinha. O projeto mostrou sua viabilidade dentro do processo de desenvolvimento econômico que a cidade tomou para si nos últimos anos. Hoje, podemos dizer que o projeto nacionalizou-se. Insistir na qualidade em detrimento do indigesto de fácil digestão, traz resultados. Afinal, cultura tem uma função pedagógica e com isso acaba tendo um efeito direto sobre o comportamento das pessoas. Os ganhos são muitos e mais consistentes. Parabéns pelo belo artigo.

    ResponderExcluir