segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

MARIA BETHÂNIA ETC....e TAL.

Meu coração está em paz. Minha alma está lavada. A responsável por esse estado de graça chama-se Maria Bethânia. O show “Amor, Festa e Devoção”, dedicado a Dona Canô, mãe da musa, foi adaptado para um espaço aberto, já que o palco foi montado na Praia de Tambaú, em João Pessoa, onde a prefeitura está realizando o projeto Estação Nordeste. No assoalho do tablado, pétalas de rosas vermelhas abriam caminho para a diva que entrou pontualmente às 22 horas.

Cada movimento, gesto, parada, estava milimetricamente marcado e fazia parte de um cenário decorado por fotografias de casas de cidades do interior nordestino com pontos de luz em cada tela. Voz, músicos, imagens, tudo caminhava para a perfeição não fosse um problema na luz que impediu que a musa continuasse a declamar.

A platéia, seleta, atenta, emocionada, absorvia a tudo. A chuva, claro, lavou literalmente a alma de todos, até dos menos prevenidos que não arredaram o pé do local pra não perder cada detalhe desse show único na bela Tambaú. Maria Bethânia, educadamente, sempre cumprimentava seus músicos e a platéia com um sonoro “obrigado senhores”. Na platéia houve alguém que chiasse com isso.

Só pra entender reações assim lembro que temos duas Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres. Uma no Estado, outra no Município de João Pessoa e esse debate sobre o empoderamento das mulheres, as conquistas e espaços na discussão de gênero do ponto de vista do comportamento e das falas fez com que a mulherada se sentisse meio que “fera ferida” com o cumprimento da musa. Na multidão alguém lembrava a diva que “aqui também tem mulher, ora!”. Rebate normal.

Deixado de lado as devidas observações, a platéia vibrou quando o nosso Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, o cantor e compositor Chico César, cantou com Maria Bethânia “Onde andará o meu amor” . Troca de carinhos e cumprimentos emocionou a todos que compartilhavam daquela reverência. Foi lindo. Foi único. Cadê as meninas? chama Bethânia no final do show o Clã Brasil, grupo paraibano, que abriu a noite com show com gostinho de bis pra subir ao palco para a celebração final. Fica a saudade de momentos como esses.

3 comentários:

  1. Adorei o show de Maria Bethania. Sabia que seria exatamento do jeito que foi. Já tive o prazer de assistir a dois shows dela em teatro, tenho autógrafo, cd, dvd. Tudo que uma fã gostaria de ter. Não acho que as mulheres devam se sentir inferiores por Bethania somente falar obrigado senhores e não também senhoras. Tenho certeza de que não se referia apenas aos homens. Ela é uma diva da nossa música, competente, respeita o publico chegando senpre no horario marcado. Canta como poucas. Valeu demais o show. Afinal a homenagem era para sua mãe e não poderia ser diferente.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, desde q peguei em seu blog a programação q desejei ir ao show de BETHANIA, mas tive febre intensa o q me impediu de sair, sei q perdi um grande espetáculo, mas faz parte da vida, c a chuva ñ lavaria só a alma, mas o corpo debilitado c a febre, a parte mais linda tenho ctz foi qdo o anjo CHICO CÉSAR cantou, nossa imagino a emoção do público pq a minha senti só narrativo do meu querido primo q me ligou no dia seguinte e me pôs a par. Estou bem, mas sei q ainda verei BETHANIA em um palco, não foi desse vez..bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a Prefeitura de João Pessoa pela excelente prgramação do Estação Nordeste! Capitais do Nordeste muito mais badaladas como Recife e Fortaleza não tem nada sequer parecido.

    ResponderExcluir