quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ONDE É AQUI E ACOLÁ? PARA LOS OJOS

A Estação Cabo Branco-Ciência, Cultura e Artes, situada no ponto mais oriental das Américas, que fica na capital paraibana, abriga a partir das 17 horas desta quinta-feira, 13,duas exposições de artes plásticas.A primeira reúne mapas, pinturas, fotografias, rotas, diários de viagem, poemas e música, produzidos numa encontro interativo e coletivo de artistas da Africa, Brasil e Portugal.

A segunda foca o processo criativo dos questionamentos estéticos de várias artistas brasileiros. O resultado culminou na exposição de artes plástica Onde é aqui e acolá? Para los ojos .

A curadora de Onde é aqui e acolá?,Eliane Velozo explicou que a obra começou a partir de uma linha reta desenhada no Mapa Mundi marcando três pontos unindo o Cabo Roca, em Portugal, a Cidade Velha, em Cabo Verde, na Africa e a Ponta do Seixas, em João Pessoa.A partir daí foi realizado um dia de vivências com artistas dos respectivos países para a produção das obras.

A vivência partiu da pergunta/tema\;Onde é aqui e acolá?acrescentando conceitos de territorialidade, distâncias, proximidades,criação de rotas, construção de significados, vivências entre pensamentos individuais, subjetividade e objetividade.

Eliane disse também que nesse projeto os artistas procuraram se desvencilhar dos excessos e criar rotas de contatos com povos.A mostra, ao mesmo tempo em que mapeia os artistas plásticos, fotógrafo, pintores e escultores destes lugares, destaca a riqueza linguística e a criação plástica com base na sua localização geográfica de origem ou de identidade.


Para los ojos reúne pinturas de artistas plásticas brasileiras. Cada uma dona de um estilo e universo particulares com temas, cores, pinceladas, processo criativo e questionamentos estéticos diferenciados.(Release)

Nenhum comentário:

Postar um comentário