sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Pifercussão no Corredor Cultural


Jovens e professores que formam o grupo Pifercussão se apresentam neste sábado (4) no projeto ‘Corredor Cultural’. O evento acontece todos os finais de semana, levando sempre à Rua Braz Floriano (Beco da Cachaçaria Philipéia) atrações que tenham ligação com a cultura popular paraibana. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Desde a criação da proposta do projeto Pifercussão, em 2008, do etnomusicólogo Heráclito Dornelles, havia o ideal de formar um grupo musical que pudesse levar a bandeira da cultura dos pífanos nordestinos por todo o País. Foi assim que o organizador terminou incluindo crianças e adolescentes dessa iniciativa social em uma bandinha de pífanos, formada também pelos multiplicadores, ou professores.


No repertório, o grupo traz músicas tradicionais das bandas de pífanos, a exemplo de “A Briga do Cachorro com a Onça”, além de clássicos de Luiz Gonzaga, como “Sala de Reboco”, “Asa Branca” e “Xote das Meninas”, e de Jackson do Pandeiro, em “A Ema”. O ritmo executado passa pelo forró pé de serra, xotes, xaxados, arrastapé e até valsa.

Projeto Pifercussão – A formação do grupo musical é consequência de um projeto de Heráclito Dornelles, aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC). A iniciativa reuniu em um livro as vivências empíricas adquiridas nas pesquisas de campo com alguns grupos da cultura dos pífanos do Nordeste brasileiro. A obra é uma síntese de horas de anotações e gravações sobre neste universo cultural.

O conteúdo do material produzido por Heráclito Dornelles é educativo e voltado a aprendizes do pífano e da percussão (zabumba, caixa, prato a dois, surdo). Há ainda informações e procedimentos para educadores musicais; experiências e olhares do autor como etnomusicólogo; além de transcrições de ritmos e levadas para percussionistas e bateristas.

O livro é acompanhado por um CD, com 60 faixas, e um pífano em dó, construído por alunos do projeto social Pifercussão, que já participou de apresentações por todo Brasil.(Release)

Nenhum comentário:

Postar um comentário