O espetáculo “Eu, Augusto”, promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), conta com cerca de 60 pessoas entre músicos da orquestra, componentes do coral, atores do Grupo Lavoura e convidados, como o cantor Escurinho e o músico Esmeraldo Rodrigues, da Chico Corrêa Eletronic Band. A regência é do maestro Eli-Eri Moura.
Segundo o maestro, a proposta é transformar o auditório em um imenso livro sonoro, com os integrantes da orquestra, do octeto vocal e as caixas de som posicionadas em diferentes recantos do espaço. Parte dos músicos e cantores sentam-se nas poltronas dos espectadores, enquanto a outra se posta nas laterais do auditório, ao redor do público. Apenas o ator assume o palco principal. A atriz fica num palco por trás da última fileira de poltronas.
“A idéia é proporcionar ao espectador uma experiência na qual ele percebe os sons atravessarem o espaço ao seu redor. Buscar uma apreciação não só de timbres e notas, mas da ‘espacialização’ do som”, explicou Eli-Eri. Entre os poemas musicados estão “O Morcego”, “Caixão Fantástico”, “Poema Negro”, “Idealização da Humanidade Futura”, “Solitário”, “Vozes da Morte”, “A ideia”, “Idealismo”, “Idealização da Humanidade Futura”, “Debaixo do Tamarindo”, “A Árvore da Serra”, “Noite no Cairo”, “Insônia”, “Barcarola”, “Budismo Moderno”, “Sobre o Vento” e “Os Doentes”.
O maestro Eli-Eri Moura é compositor, regente e teórico brasileiro. Atualmente, trabalha na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como professor dos programas de graduação e pós-graduação
Ficha Técnica:
Compositores: Arimatéia Melo, Didier Guigue, Eli-Eri Moura, Escurinho, Esmeraldo Marques, J. Orlando Alves, Marcílio Onofre, Rogério Borges, Valério Fiel, Wilson Guerreiro.
Atores: André Morais e Cely Farias
Direção de Cena e Iluminação: Jorge Bweres
Octeto Vocal:
Coro Sonantis (Compomus/UFPB)
Sopranos: Christiane Alves, Maria Juliana
Contraltos: Gabriella Grisi, Mariana Duarte
Tenores: Edd Evangelista, Michel Costa
Baixos: Micherlon Franca, Rafael Laurindo
Teclados: Didier Guigue e Esmeraldo Marques
Percussão/Canto: Escurinho
Difusão dos Sons Eletrônicos: Marcílio Onofre e Valério Fiel
Regência: Eli-Eri Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário