quinta-feira, 10 de novembro de 2011

"CASA DE MÃE JOANA"

O grupo Casa de Mãe Joana, projeto do violinista Vinícius de Lucena, será a atração do projeto Sabadinho Bom deste final de semana. O gênero choro, em um clima de gafieira, vai animar o evento, que começa a partir das 12h, na Praça Rio Branco, localizada no Centro da Capital. A realização do projeto é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

No final do ano de 2010, o violonista Vinícius de Lucena se uniu com alguns instrumentistas de sopros, alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para fundar o projeto do grupo Casa de Mãe Joana. No repertório, estão clássicos de Pixinguinha, Nazareth, Cartola, Adoniran Barbosa, entre outros, sempre interpretados com gingado e com o toque da "malandragem” carioca.

A idéia dos músicos é levar à Praça Rio Branco uma apresentação que faz referência à gafieira. No final do século XIX, esse era o local onde as classes mais humildes podiam frequentar e praticar danças de casal, ou de salão. Não chegava a ser um clube e sim uma alternativa para essas pessoas. Pelo que consta a história, esses redutos eram comuns no município do Rio de Janeiro.(Release)

Nenhum comentário:

Postar um comentário