terça-feira, 6 de setembro de 2011

'INDEPENDÊNCIA OU MORTE' NO ESTACINE DESTA 4ª FEIRA

Para comemorar o Dia da Independência do Brasil, o projeto Estacine exibe em caráter especial, nesta quarta-feira (7), o filme "Independência ou Morte”, produção nacional lançada no Brasil em 1972, com direção e roteiro de Carlos Coimbra. A exibição será às 18h30, na sala de audiovisual, no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta ao público, mas é importante lembrar que a sala tem capacidade para 38 pessoas.

"Independência ou Morte” tem como ponto de partida o dia da abdicação de Dom Pedro I. No filme, o diretor traça um perfil do monarca desde quando era ainda menino e sua família veio da Europa fugindo das tropas napoleônicas até sua ascensão à Príncipe Regente, época em que seu pai, Dom João VI, retornou para Portugal.

O filme mostra que, em pouco tempo, a situação política torna-se insustentável e o regente proclama a independência, mas seu envolvimento extra conjugal com a futura Marquesa de Santos provoca oposição em diversos setores e José Bonifácio de Andrada e Silva pede demissão do Ministério. Mas este não seria o único caso em que ministros e nobres entrariam em choque com o imperador por causa da marquesa, que permanentemente influenciava as decisões do soberano, o que causava desgaste político.

No elenco estão os atores Tarcísio Meira (Dom Pedro I), Glória Menezes (Marquesa de Santos), Dionísio Azevedo (José Bonifácio), Kate Hansen (Dona Leopoldina), Emiliano Queiroz (Chalaça), Manoel da Nóbrega (Dom João VI), Heloísa Helena (Carlota Joaquina), Labanca (Frei Arrabida), Renato Restier (Barão de Mareschall), Anselmo Duarte (Gonçalves Ledo) e outros.

Estacine – O projeto, que foi criado no ano passado, consiste na exibição de filmes com abordagens temáticas educativas e culturais, com destaque para a produção brasileira. As exibições acontecem sempre nos finais de semana. No próximo sábado (10) e domingo (11) será exibido o filme "Caramuru – A invenção do Brasil”, do diretor Guel Arraes. A programação traz filmes que estão fora do circuito comercial. A ideia é estimular as pessoas para compreensão de aspectos da arte que nem sempre estão disponíveis ao grande público.(Release).

Nenhum comentário:

Postar um comentário