terça-feira, 20 de setembro de 2011

CINEPORT MOVIMENTA JP


A 3º edição do Cineport (cinema de países de língua portuguesa), em João Pessoa, está sacudindo a cena cultural da cidade. A Cidade do Cabo (Africa do Sul) é a homenageada do evento. O intercâmbio entre sete países objetiva integrar e promover, segundo os organizadores, o mercado cinematográfico dos países de língua portuguesa.O evento, realizado na Usina Cultural da Energisa, segue até o dia 25 e tem apoio da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado. 

Além da exibição de curtas, mini curtas,longas, os participantes também participam de encontros, seminários, painéis, debates, conferências, mostras, lançamentos de publicações, DVDs, filmes e vídeos. O Cineport já faz parte dos roteiros turísticos culturais da Capital agregando novos valores que somam aos atrativos regionais existentes.Entre os países de língua portuguesa presentes ao Cineport estão Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste.

O Troféu Andorinha vai premiar os filmes concorrentes nos quesitos longa, curta, categoria animação, documentário e ficção. Foram selecionados previamente 33  filmes, que serão apreciados durante o Festival por um júri composto por Antônio Loja Neves, da África, Kátia Machado, do Brasil, e Kátia Salgueiros, de Portugal. Os filmes inscritos para o Prêmio Energisa Estímulo ao Audiovisual Paraibano serão exibidos e analisados também durante o Festival. 

Homenageada – A cantora Sara Tavares será uma das homenageadas no festival.Ela possui uma identidade musical capaz de integrar diversos elementos, sejam eles africanos, portugueses ou universais. Hoje é uma das maiores representantes de uma musicalidade que nasce em Lisboa mas que se inspira no passado africano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário