segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Concerto para Maestro Pedro Santos

A Banda Sinfônica José Siqueira, do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vai homenagear o maestro Pedro Santos com a realização de um concerto pelos 25 anos de sua morte, nesta terça-feira (30), às 18h, no auditório da Reitoria, no Campus de João Pessoa.

O regente José de Arimateia (Teinha) vai executar obras de Pedro Santos e de Carl Maria von Weber Concertino op.26, para clarinete e piano; Transcrição para clarinete e grupo de clarinetes com professor Arimatéia Veríssimo; Jacques Ibert Concertino da Câmara Sax Alto e Piano e Transcrição para Sax Alto e grupo de Saxofones.

Pedro Santos foi maestro, fundador do Coral Universitário da UFPB, do Madrigal Paraíba, Coral do IPE, Coral da Telpa, Coral da Ibrave e regente das Orquestras Sinfônica de Câmara do Estado da Paraíba. Destacou-se como um dos articuladores do movimento pela criação do Departamento de Artes e Comunicação e fez parte do grupo responsável pela criação do Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC).

Pedro fez incursões pelo cinema sendo também um dos implementadores do Programa Cinema Direto, em convênio com a Universidade de Nanterre, na França. Foi autor de música para teatro e cinema, tendo participado de vários projetos nessas áreas. Estudou no Instituto Villa-Lobos e no Conservatório Nacional onde foi aluno de Heitor Villa-Lobos.

A Banda Sinfônica “José Siqueira” foi criada em 1986 no departamento de música da UFPB, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos alunos de sopro e percussão através da prática instrumental de conjunto. Na sua programação de concerto tem dado ênfase ao repertório brasileiro e o tradicional de banda sinfônica. Tem como regente titular, desde a sua fundação, o professor Sandoval Moreno de Oliveira.(Release).

2 comentários:

  1. Oi Célia,passei aqui no seu cantinho. Muito bom! Como faço pra ser sua seguidora? Não achei o botão SEGUIR ESTE BLOG. Faça-me uma visita também. Meu blog: http://blogdacynthia.blogspot.com/
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. oicintia. abaixo do mapinha tem o botao de seguir.

    ResponderExcluir