quarta-feira, 31 de agosto de 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA "SETEMBRO FOTOGRÁFICO"


Estão abertas as inscrições para as oficinas do projeto Setembro Fotográfico. O evento é gratuito e acontece de 24 a 30 de setembro com o objetivo de colaborar para promoção e visibilidade da fotografia contemporânea. A promoção é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Governo do Estado.

A abertura oficial do “Setembro Fotográfico” acontece dia 24, às 19h, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, onde haverá ainda o lançamento do catálogo 'Fotografia Paraibana'. Além das oficinas, a programação inclui exposições, palestras e lançamento de livros e acontece na Estação Cabo Branco, Casarão 34, Casarão dos Azulejos e Centro Cultural São Francisco.

Os interessados em participar das sete oficinas contempladas no projeto, devem se dirigir à sede da Funjope para realizar as inscrições, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. As oficinas acontecerão no Casarão 34, com exceção de 'O Retrato Fotográfico', ministrada por Antonio Augusto Fontes, de 24 a 26 de setembro, que também é realizada na Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes.

As outras oficinas são: 'Recorte da imagem a partir da fotografia', ministrada por Romero Cavalcanti, nos dias 27 e 28;'O fotógrafo e o seu arquivo', por Rosely Nakagawa, de 25 a 27; 'Fotografia de busca', Pedro David, nos dias 25 e 26; 'O fluxo de trabalho com o lightroom', ministrada por Marcos Issa, de 28 a 30; 'Elaboração de projeto editorial, por José Wagner, que acontece nos dia 28 e 29; e 'Realização de Ensaio Autoral', com Ed Viggiani, de 24 a 26. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-5502.

Setembro fotográfico – O projeto, que reúne grandes nomes da fotografia nacional, tem o objetivo de difundir a fotografia e incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica paraibana. A curadoria é do fotógrafo paraibano Gustavo Moura.(Release).

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Concerto para Maestro Pedro Santos

A Banda Sinfônica José Siqueira, do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vai homenagear o maestro Pedro Santos com a realização de um concerto pelos 25 anos de sua morte, nesta terça-feira (30), às 18h, no auditório da Reitoria, no Campus de João Pessoa.

O regente José de Arimateia (Teinha) vai executar obras de Pedro Santos e de Carl Maria von Weber Concertino op.26, para clarinete e piano; Transcrição para clarinete e grupo de clarinetes com professor Arimatéia Veríssimo; Jacques Ibert Concertino da Câmara Sax Alto e Piano e Transcrição para Sax Alto e grupo de Saxofones.

Pedro Santos foi maestro, fundador do Coral Universitário da UFPB, do Madrigal Paraíba, Coral do IPE, Coral da Telpa, Coral da Ibrave e regente das Orquestras Sinfônica de Câmara do Estado da Paraíba. Destacou-se como um dos articuladores do movimento pela criação do Departamento de Artes e Comunicação e fez parte do grupo responsável pela criação do Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC).

Pedro fez incursões pelo cinema sendo também um dos implementadores do Programa Cinema Direto, em convênio com a Universidade de Nanterre, na França. Foi autor de música para teatro e cinema, tendo participado de vários projetos nessas áreas. Estudou no Instituto Villa-Lobos e no Conservatório Nacional onde foi aluno de Heitor Villa-Lobos.

A Banda Sinfônica “José Siqueira” foi criada em 1986 no departamento de música da UFPB, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos alunos de sopro e percussão através da prática instrumental de conjunto. Na sua programação de concerto tem dado ênfase ao repertório brasileiro e o tradicional de banda sinfônica. Tem como regente titular, desde a sua fundação, o professor Sandoval Moreno de Oliveira.(Release).

Prêmio Literário para Autores Inéditos


Estão abertas nas unidades do Serviço Social do Comércio as inscrições para o Prêmio SESC de Literatura, versão 2011. Os interessados podem se inscrever nas regionais de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Sousa. A direção decidiu adiar até 30 de setembro.

Esse ano o concurso tem abrangência nacional e prioriza a editoração de contos e romances inéditos. A novidade é sobre a entrega de fichas de inscrições feitas pelos escritores interessados, através do site: www.sesc.com.br e que serão validadas nas sedes dos regionais do Sesc, mediante a entrega dos 4 exemplares de cada trabalho literário inscrito.

A Paraíba já sediou evento em duas ocasiões.Uma da sub – comissão do Nordeste que anualmente faz avaliação das obras inscritas. Escritores e críticos paraibanos como Hidelberto Barbosa Filho, Amador Ribeiro, Políbio Alves e Rinaldo Fernandes já compuseram esta comissão (Release)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Vida de Zuzu Angel na tela do Estacine

O projeto Estacine exibe o filme 'Zuzu Angel' neste final de semana na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano. As exibições acontecem sábado (27) e domingo (28), às 18h30, na sala de audiovisual, no segundo pavimento da Torre Mirante. A entrada é gratuita, mas é importante lembrar que a sala tem capacidade para 38 pessoas.

O filme, de roteiro e direção de Sérgio Rezende, se passa na década de 60. Em plena ditadura militar, Zuzu Angel (Patrícia Pillar), uma estilista de moda, se torna cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. Enquanto isso, seu filho Stuart (Daniel de Oliveira) ingressa na luta armada contra a ditadura. Ela, uma empresária e ele lutando pela revolução socialista.

Stuart é preso, torturado e assassinado pelos agentes do Centro de informações de Aeronáutica, sendo dado como desaparecido político. Zuzu inicia uma batalha para localizar o corpo do filho e enterrá-lo, denunciando as torturas e morte, se tornando uma figura cada vez mais incômoda para a ditadura. No elenco do filme brasileiro atores como: Patrícia Pillar (Zuzu Angel), Daniel de Oliveira (Stuart Angel), Luana Piovani (Elke Maravilha), Leandra Leal (Sônia), Alexandre Borges (Fraga), entre outros.

Estacine – O projeto é uma parceria da Estação Cabo Branco com a locadora de filmes Ribalta e consiste na exibição de filmes com abordagens temáticas educativas e culturais, com destaque para produção brasileira. As exibições acontecem sempre nos finais de semana até dezembro de 2011, com programação anunciada na mídia de jornal, rádio, televisão e internet.

A programação traz filmes que estão fora do circuito comercial e estimule o público para compreensão de aspectos da arte que nem sempre estão disponíveis no mercado. (Release).

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

DUO MOVIMENT AR

A Fundação Espaço Cultural da Paraiba (Funesc) apresenta, nesta quinta-feira (18) Recital para Flauta e Piano com o Duo Moviment Ar, formado pelo jovem flautista paraibano radicado na Alemanha, Vítor Diniz e a pianista mineira Joana Boechat. O talento do Duo poderá ser apreciado às 21h, no Cine-Bangüê e a entrada é gratuita.

No recital serão executadas peças como a rara “Sonatina”, de José Siqueira, além de obras de Radamés Gnatalli, Camargo Guarnieri, Brenno Blauth e do jovem compositor mineiro Maurício Ribeiro. O repertório, exclusivamente brasileiro, foi recentemente apresentado em Belo Horizonte na Fundação de Educação Artística e depois de passar pela Funesc será apresentado no Teatro José de Alencar em Fortaleza. No Cine-Bangüê, às 21h.

O Duo Moviment Ar formou-se a partir do encontro de dois músicos brasileiros na Alemanha. Movidos pelo interesse em comum pela música brasileira de câmara, a pianista Joana Boechat, e o flautista Vítor Diniz se uniram para pesquisar e divulgar o rico repertório para esta formação. Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Joana tem uma carreira promissora, tendo já se apresentado em importantes salas do Brasil.

O paraibano Vítor começou seus estudos aqui na Paraiba há 10 anos mora na Almenanha, onde se empenhou com afinco ao estudo da flauta. Tal dedicação já lhe rendeu importantes prêmios, como o de solista no Concurso Nelson Freire, realizado pela Orquestra Sinfônica Brasileira, bem como apresentações em diversos países. (Release)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

XI SALÃO DOS NOVOS DO SESC


Estão abertas as inscrições para o XI Salão dos Novos do SESC/PB. A idéia é dar visibilidade e oportunidade aos iniciantes da área de artes plásticas. As inscrições acontecem até o dia 22, das 8h às 18h, no setor de atividades culturais da entidade comerciaria. Trinta e cinco obras serão selecionadas e a relação dos classificados será divulgada no dia 31 deste mês.
Para se inscrever no Salão, que este ano homenageia a artista Isa Galindo, o iniciante deve ter acima de 15 anos, escolher uma categoria de pintura, desenho, gravura, fotografia (medindo de 23 cm x 30 cm até 70 cm x 90 cm), escultura/objetos e instalação (com área de no mínimo 1 m x 0.50 m e no máximo 2 m x 2 m, contendo projetos detalhados e maquetes para exame de visibilidade). Só serão aceitas até três obras inéditas produzidas a partir do ano de 2005, com currículo do concorrente.
A seleção e premiação será feita por um grupo de jurados convocados pelo SESC. Cada categoria concorre a um prêmio no valor de R$1.000 reais. Todos os trabalhos ficarão expostos na Área de Lazer do SESC/ Centro, João Pessoa, no período de 9 a 30 de setembro deste ano.
O regulamento, na íntegra, encontra-se no setor de cultura do SESC Centro, na Rua Desembargador Souto Maior, 281, em João Pessoa. Contato: 32083158.