quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

"MÚSICA DO MUNDO" COMEÇA NESTA SEGUNDA


       As flautas de Fernando Farias e do português Rão Kyao, e o violão de Marcel Powell abrem nesta segunda-feira (26), a partir das 18h, no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, o Festival “Música do Mundo”. O evento, que integra o projeto Circuito do Sol, é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Governo do Estado. Os shows de música instrumental serão realizados diariamente até o dia 30.
       O músico paraibano Fernando Farias vai abrir o Festival levando ritmos variados, como ciranda, coco, frevo e maracatu, ao palco do “Música do Mundo”. No repertório da apresentação estão canções de Antônio Carlos Nóbrega, Alice Lumi, Paulo Ró, Pedro Osmar, Everaldo da Flauta (Campina Grande), João Biano e Chico César.
      Marcel Powell – Outra grande atração da noite será o violonista Marcel Powell, que apresentará um repertório variado, fazendo um passeio pelo melhor da MPB, com muito samba, choro, frevo e clássicos do jazz, entre eles "Último Desejo”, de Noel Rosa, "Desenho de Giz”, de João Bosco e Abel Silva, "Essa Maré”, de Ivan Lins e Ronaldo M. Souza e "Round'bout midnight” do pianista Thelonious Monk, e "Choro para Metrônomo”, de Baden Powell, entre outras músicas.
      O músico iniciou carreira aos nove anos, acompanhando o pai, Baden Powell, nos palcos do mundo e não parou mais. Apesar de jovem, 24 anos, toca com maturidade, personalidade e segurança de veterano.Com um estilo de escalas e ataques de notas rápidas com sotaque que soa flamenco e uma capacidade de acrescentar silêncios nos remetendo a outros mestres como Al Di Meola e John MacClaughlin, a escola de Marcel é brasileiríssima e isso fica evidente no CD e principalmente no show, onde ele reprocessa com inteligência e sensibilidade a tradição violonística iniciada por mestres como Dilermano Reis, Garoto, João Pernambuco e universalizada por Baden Powell.
     Rão Kyao – O lisboeta Rão Kyao será a última atração da noite de estréia do Festival Música do Mundo. O flautista sobe ao palco, no Busto de Tamandaré, acompanhado de três outros músicos. A formação de base do quarteto é composta por flautas (Rão Kyao), acordeão/piano/teclados (Renato Júnior), guitarras (Tony Pinto) e percussão (Ruca Rebordão).
        O repertório do show será uma viagem por vários discos, mais concretamente no álbum "Porto Alto", aclamado pela crítica européia e gravado pelos músicos que participam da apresentação. No show também serão lembrados os trabalhos "Estrada da Luz" (platina em Portugal), "Oásis", "Danças de Rua", "Viagens na Minha Terra" e "Encantado", este último o mais recente álbum de Rão Kyao e disco de ouro em Portugal.
Com mais de 20 anos de carreira, Rão Kyao tem-se distinguido pela persistente vontade em redescobrir o Oriente. Fazendo uso da flauta de bambu e do saxofone, ele foi encontrando inspiração na música indiana, árabe, africana e chinesa, restabelecendo assim o elo perdido entre a tradição musical portuguesa e a Oriente. (Release)

Nenhum comentário:

Postar um comentário