segunda-feira, 13 de junho de 2011

Artesanato na Estação Cabo Branco

Artesãs referenciadas pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres estão expondo na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, dentro da programação do ‘Arraiá da Estação’. Cerca de 40 artesãs participam da mostra ‘Festejos Juninos. Sonho e alegria do povo nordestino’, com mais de 600 produtos de bordados, fuxicos, crochê e reciclados. A exposição acontece até o final deste mês com grande programação educativa, informativa e cultural.

A mostra é composta de artesãs capacitadas pelo Projeto Raízes da Arte, uma ação apoiada pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres, que realizou cursos de formação com cerca de 50 mulheres, desenvolvendo técnicas para a produção dos artesanatos da região.

Maria José Belo, que é artesã há 15 anos, disse que expor na Estação Cabo Branco é uma oportunidade única para qualquer artesã. “Este espaço abre portas para o mundo ver nosso artesanato. É uma oportunidade de divulgação de nossa arte, assim como de grandes negócios”, observou a artesã.

Maria José disse ainda que sempre participa das exposições que a Secretaria de Políticas para as Mulheres realiza e que já teve produtos seus exportados até para Portugal.

O mesmo entusiasmo veio da turista de Santa Catarina, Ariane Oliveira, que recém chegada a João Pessoa disse que o artesanato local é muito bonito e que a diversidade de peças atrai a atenção. “Estou levando para casa colares feito de fuxicos e de algodão colorido típico da região. Todas estão de parabéns pelas peças em exposição”, disse.

Uma das novidades da mostra são as embalagens recicláveis feitas a partir de revistas e encartes de papéis, produzidos em oficinas pelas próprias artesãs.

Durante esse mês de junho, o visitante da Estação Cabo Branco vai encontrar uma programação com exposições, música, danças populares, vídeos, oficinas, sarau de poesia e outras atividades educativas, artísticas e culturais.(RELEASE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário