segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ARCA DAS LETRAS: PARAIBA VAI RECEBER 31 BIBLIOTECAS RURAIS

(Foto do exitorio.com.br)


O programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário,
vai entregar até dia 18 deste mês mais 31 bibliotecas para comunidades rurais do estado da Paraíba. Em cada evento, moradores das comunidades serão capacitados e diplomados como agentes de leitura, ficando aptos para administrar as bibliotecas, incentivar a leitura e ampliar os acervos com doações locais.

A primeira solenidade será na tarde do dia 14 no assentamento Baixo, município de Riachão. Dia 15 será a vez das comunidades de agricultura familiar de Riacho D'Água e Bela Rosa, ambas no município de Pedras de Fogo. Neste município também serão reunidos os agentes de leitura de 21 comunidades que já receberam suas bibliotecas em 2008.

A coordenadora nacional do Programa Arca das Letras e de ação cultural do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Cleide Soares com a equipe da Emater e da Delegacia do MDA/PB, vão discutir novas estratégias para incentivar a leitura. Na ocasião serão entregues as gibitecas da Turma da Mônica e Maurício de Souza. Cada biblioteca receberá novos kits de trabalho.

A comunidade de agricultura familiar de Cachoeira do Gama, município de Matinhas, também receberá sua biblioteca rural. O evento vai contemplar ainda as comunidades de agricultura familiar e assentamentos do INCRA no município de Salgado de São Felix e Gurinhém. Esses municípios fabricaram as arcas para atender mais comunidades rurais.

O MDA contou com a parceria do Ministério da Educação - FNDE para doação de parte dos livros e com a Delegacia Federal do MDA na Paraíba e a Emater para organização dos eventos. As bibliotecas contam com um acervo aproximado de 200 livros dos mais variados gêneros, de literatura à dicionários, enciclopédias e manuais com assuntos de interesse das comunidades e as gibitecas.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário já entregou 324 bibliotecas para comunidades rurais na Paraíba e formou mais de 700 agentes de leitura que atuam voluntariamente para o incentivo à leitura e circulação dos livros no campo.

O programa Arca das Letras foi criado em 2003 e desde então já beneficiou mais de 8 mil comunidades de agricultura familiar, remanescentes de quilombos, assentamentos da reforma agrária, aldeias indígenas e pescadores de mais de 3 mil municípios em todos os estados do Brasil, levando mais educação e cultura por meio da leitura.(Release).

Nenhum comentário:

Postar um comentário