quarta-feira, 13 de julho de 2011

“Uma História do Vento”

Filmar o vento. A ideia de captar imagens do invisível parece absurda para muitos, mas foi essa proposta que norteou a produção “Uma História do Vento”, do cineasta Joris Ivens, em parceria com Marceline Loridan. A obra é o destaque desta quinta-feira (14), na sessão “Filmes a Granel”, às 19h30, no Espaço Cine Digital, unidade de cinema da Fundação Espaço Cultural (Funesc). A entrada é gratuita e o evento faz parte do programa “Um Cinema Sob Influência”, que chega à sua segunda temporada.

De acordo com a proposta, os participantes do grupo “Filmes a Granel” (cooperativa que produz obras de baixíssimo orçamento) apresentam produções que lhes influenciaram na realização dos seus próprios filmes. O convidado desta semana é o cooperado Bruno de Sales. Ao final da sessão, o cineasta falará sobre como foi influenciado pelo trabalho de Joris Ivens na elaboração e execução de seu próximo curta, “A verdade não precisa de enfeite”, em fase de produção.

Vencedor do Prêmio Especial da 13ª Mostra, “Uma História do Vento” (no título original, “Une Histoire Du Vent”) é o último filme do diretor Joris Iven, realizado em estreita colaboração com sua mulher Marceline Loridan. É a obra mais lírica de toda a sua longa carreira. É também uma espécie de testamento onde o cineasta, aos 90 anos de idade, interpreta um velho senhor que faz uma viagem mística através da China. Em seu percurso ele encontra o deserto, um grande mestre de Kung Fu, a Lua e o sopro do vento do outono.

Sinopse
Uma história do vento, de Joris Ivens & Marceline Loridan, (França, 1988, 77’) - A última obra de Joris Ivens, feita em parceria com Marceline Loridan, é uma visão da sua própria vida e sobre as mudanças do mundo. Após “Pour le Mistral” este filme é a segunda tentativa de filmar o invisível: o vento. Na China, tentam capturar o vento como um fenômeno natural e como metáfora para as constantes mudanças culturais e sociais. O filme estreou em 1988, no Festival de Cinema de Veneza, tendo Joris Ivens recebido o Leão de Ouro pela sua obra de cineasta. (Release).
Serviço
Sessão Filmes a Granel
Filme: “Uma História do Vento” (Une Histoire de Vent, 1988, 77’, França/Holanda)
Direção: Joris Ivens & Marceline Loridan
Data: 14/07 (quinta-feira)
Hora: 19h30
Local: Cine Espaço Digital
Entrada: Gratuita
Realização: Cooperativa Filmes a Granel
Apoio: Funesc
Informações: 3211.6281

Nenhum comentário:

Postar um comentário