terça-feira, 29 de março de 2011

CONCERTO DE ISPINHO E FULÔ

A Cia Tijolo apresenta dias seis e sete de abril em João Pessoa, no palco giratório do Sesc/Centro, o espetáculo vencedor do Prêmio Shell pela direção músical (toda ao vivo) do Concerto de Ispinho e Fulô. O espetáculo foi indicado pela ousadia na criação que une a poética de Patativa do Assaré cantada e declamada, ao teatro criado a partir do improviso resultando num musical em novo formato.

A peça em que o público pode beber cajuína e participar do espetáculo declamando e até dançando é resultado de uma leitura sob a ótica de Paulo Freire - autor da pedagogia do oprimido – e sobre a poesia política do poeta do sertão. A Cia. do Tijolo venceu o Prêmio Shell de música e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro na categoria Projeto Sonoro, em primeira montagem.

A participação da Cia do Tijolo é uma das atrações do VIII Festival de Poesia Encenada do SESC deste ano e certamente movimentará a cena cultural pessoense. O diretor Rogério Tarifa, da Cia São Jorge de Variedades, também mergulhou no universo poético de Patativa do Assaré e trás cinco atores vindos de grupos como o Ventoforte e a Casa Laboratório para as Artes do Teatro.

A Cia do Tijolo optou pela ótica de Paulo Freire para ler o poeta do sertão e o objetivo foi colocar no palco os extremos entre a genial teoria de Freire - a pedagogia do oprimido - e a situação de analfabetismo e miséria do Sertão, que apesar disso pariu artistas como Patativa.

Patativa, para quem não conhece, foi um poeta humanista, homem simples e profundo. Através de suas trovas transmutava em arte o sofrimento de um povo. “Cantar e contar sua poesia e suas histórias é proporcionar aos espectadores a oportunidade de reviver sua própria história através de um resgate musical, sonoro e poético”, disse o diretor da Companhia destacando que em um Brasil que ainda tem suas raízes fincadas no jeito simples de se viver, na generosidade interiorana de se receber um estranho, na religiosidade e no silêncio para entender tanto as vozes dos pássaros como as vozes Deus, a poesia de Patativa é uma travessia do regional para o universal, tocando cada espectador por sua graça e sua por ungência.

A direção do espetáculo é de Rogério Tarifa. O elenco é composto por Dinho Lima Flor, Lílian de Lima, Karen Menatti, Rodrigo Mercadante e Thais Pimpão. Os músicos são Aloísio Oliver, Jonathan Silva e Maurício Damasceno. A Direção Musical é de William Guedes. O figurino de Silvana Marcondes, o Desenho de Luz de Fábio Retti e as composições de Jonathan Silva e Dinho Lima Flor.

Serviço:

O que = Concerto de Ispinho e Fulô – Da Cia do Tijolo.
Quando = Dias 6 e 7 de abril de 2011
Que horas = 19h30
Onde = SESC-Centro - João Pessoa (localizado à rua Desembargador Souto Maior 281 Centro.Fone: 3208-3158. Entrada franca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário