quarta-feira, 26 de maio de 2010

João Bosco emociona fãs pessoenses


O show do cantor e compositor João Bosco, no Festival Nacional de Artes-Fenarte, que acontece na Capital paraibana foi energético e saudoso.Em boa forma física, o cantor emocionou a platéia ávida por boas canções. João Bosco é daqueles músicos que fazem arrepiar com a sua forma  única de interpretar.Seu carisma encantou os fãs que cantou junto com ele sucessos como Papel Machê (canção sua com Capinam), Corsário (em parceria com Aldir Blanc), O bêbado e o Equilibrista e tantos outros sucessos.Esse  reencontro com o público pessoense se deu numa troca de carinho dos fãs que estavam saudosos já que o artista esteve por aqui há 10 anos atrás.
O maravilhoso cantor mineiro declamou poemas, lembrou e homenageou Jackson do Pandeiro, Sivuca (este , o homeageado do Festival) e só deixou o palco, mesmo com pedidos de bis, quase duas horas depois  do início do show.Outro show a parte foi da sua banda composta pelo maravilhoso Kiko Freitas (bateria), Ricardo Silveira (guitarra) e João Baptista (baixo), outros dois feras da música popular brasileira.

sábado, 22 de maio de 2010

Imagens dos trabalhos de Giovana Pedrosa e Paulo Mourão

A ARTE como necessidade humana

Vernissage em dose dupla marca o lançamento dos trabalhos artísticos de Giovana Pedrosa e Paulo Mourão. Na ocasião, Giovana também vai lançar o livro "Mais Além...", onde enaltece o amor e a arte de viver. O trabalho desses dois artistas emociona pela sensibilidade e pelos recursos que utilizam para pintar suas telas. A solenidade acontece dia 29 de maio, às 19h30, com show do cantor Adeildo Vieira, no Bristol Flexy Portal do Sol, na avenida João Maurício, 1861, Bessa.

Giovana não para. Seus livros anteriores relatam fases diferentes cujas linhas se abriram para novas etapas e realizações. O primeiro “Um Pouco de mim..”lançado em 1987, ainda adolescente, relata a descoberta do amor pela poesia. O segundo “Um pouco mais....” , lançado no ano 2000, mostra um amadurecimento em sua poética, reflexo da maternidade. No “Eu quero mais...” publicado em 2008, faz uma celebração à vida, a amizade e em “Mais além...”, que lança este mês, faz uma síntese dessa nova fase da vida enaltecendo o amor e a arte de viver. Giovana é natural de Timbaúba-Pe e desde 2004 reside em João Pessoa.

A sintonia do casal não se encontra apenas na vida em comum. Ela está presente também nas telas que produzem. Apesar da limitação física, por serem portadores da Síndrome de Talidomida, o casal de artistas abraçou as artes plásticas com muita intensidade como identificamos no traço de cada um. Dotados de uma arte plural, ambos “passeiam” pelas tintas e letras com desenvoltura. Eles aprimoram a técnica de pintura acadêmica nas aulas da artista plástica Cecília Vasconcellos.

Paulo Mourão, 49, é mineiro de Abaeté e deu início a vida artística, pintando sozinho. É no aprendizado diário e se dedicando cada vez mais que ele aperfeiçoa os trabalhos. Paulo também escreve e já trabalhou com fotografia em papel e digital. A vernissage em dose dupla é um projeto antigo do casal que foi maturado ao longo do tempo e que no evento de lançamento as pessoas vão poder conferir de perto.

A seguir, breve conversa com os artistas:

Blog = Vocês são portadores de uma síndrome. Como lidam com essa limitação para pintar e escrever?
Giovana e Paulo = Somos portadores da Síndrome da Talidomida. Somos bem adaptados. Eu pinto com os dedos e às vezes a boca auxilia. Paulo pinta com os pés, sem problemas.
Blog=Como toda limitação, as dificuldades são enormes. Como fazem para se locomover?
Giovana e Paulo= No dia a dia fazemos tudo e corremos sempre atrás de nossos objetivos. Não vemos dificuldades em nossas atividades diárias. Sou mãe de duas filhas:Lyria e Yasmim, cuido dos meus afazeres de mãe e esposa, além de escritora. Nos locomovemos bem, sem problemas, só quando nos deparamos com a falta de acessibilidade.
Blog= A arte é uma necessidade humana. Foi pensando assim que vocês buscaram na pintura e na poesia a possibilidade de mostrar que não há limitação quando se deseja fazer?
Paulo: Não. Pintar e escrever é um prazer e quando há prazer não há limitação.
Giovana:Não. Desde os 12 anos que me dedico à pintura e a poesia. Escrever é o alimento diário, é o grande abraço com a inspiração.
Blog=Vocês também são exemplos de superação e nos dão uma lição de vida. É através da arte que vocês reafirmam o compromisso com a vida?
Giovana: Para mim compromisso com a vida é fazer e me dedicar com o que amo e tenho prazer.
Paulo: Meu compromisso é com minha família e se as pessoas verem na minha arte ou na forma como faço, uma lição de vida, ótimo; porém não quero ser exemplo para ninguém.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cantora lírica paraibana é sucesso na Itália e faz turnê no Brasil em outubro

A cantora lírica paraibana Isabel Barbosa faz sucesso na Itália e está com turnê marcada para o Brasil em outubro deste ano. Próximo dia 27 ela participa do Concerto Nuance del Bel Canto, no Teatro Signorelli de Cortona, Itália, às 21 horas e será acompanhada pelo pianista Gianni Fabbrini, destaque de critica do Festival Rossiniano de Pesaro bem como do baritono alemão Johannes Martin Kranzle, um dos mais importantes intérpretes da lirica mundial, com o personagem Alberich na ópera Das Reihngold. Na turnê programada para o Nordeste do Brasil, Isabel já tem agenda marcada com as Orquestras Sinfônicas da Paraíba, Pernambuco e a Filarmônica do Ceará priorizando um repertório operistico italiano e francês.
Para o Concerto do dia 27, a cantora lírica paraibana apresentará as mais belas arias do repertorio italiano como “La regata veneziana,de G.Rossini, “Oh!mio babbino caro”, de G.Puccini, “Merce ,dilette amiche”, de G.Verdi, entre outras. O concerto faz parte do Tuscan Sun Festival que reúne renomados cantores liricos como Anna Netrebko,Marcelo Alvarez, Dmitri Hvorostovsky entre outros e será apresentado em um dos mais importantes Teatros da historia e cultura Italiana.
Quem é Isabel Barbosa – A soprano paraibana, natural do município de Esperança, na Paraíba, ano passado tornou-se a primeira cantora lirica brasileira a participar da Accademia Festival Pucciniano,na Italia, a entidade mais importante do mundo dedicada ao estudo e aprofundamento da interpretacão da obra do compositor G.Puccini. A critica brasileira a considerou Revelação do Canto Lirico. Em 1995 graduou-se em Educação Artística-especialização em música- pela Universidade Federal da Paraiba. Fez pós-graduação em Canto Lirico no Conservatorio Luigi Cherubini de Florenca em 2007 e 2010, respectivamente.

Confira uma breve conversa com a artista:

Blog= Você se especializou no estudo da obra do compositor G.Puccini. Que outro compositor você pretende estudar?
Isabel Barbosa= Sim,tive essa otima oportunidade no ano de 2009 de entender de maneira mais aprofundada, sobre o modo de interpretar desse compositor italiano Giacomo Puccini.Próprio a Torre del Lago onde ele viveu seus últimos anos,passamos praticamente bem tres meses continuamente inclusive aos domingos a aperfeiçoar frases musicais,respiração,intensidade de dinâmica,razões de interpretar cada personagem,estudo de librettos,cenas,pronúncia da língua italiana,enfim, tudo aquilo que requer para formação de uma cantante lirica.

Blog=Qual a sua impressão sobre o canto lírico no Brasil? Há incentivo? O que falta?E na Paraiba, tens conhecimento?
Isabel = O canto lirico no Brasil ainda não é apreciado o bastante.Falta uma atenção maior a esse tipo de arte e interesse da mídia brasileira em mostrar a beleza desse gênero musical.A Paraiba vem demonstrando sensibilidade ,temos artistas de grande talento.

Blog = A Paraíba é conhecida pelo celeiro musical erudito de boa qualidade. Você acha que há peças apropriadas para a interpretação lírica?
Isabel = Confirmo, a Paraiba é um Estado de certa indentidade cultural clássica. As obras estruturalmente líricas, no entanto, faz parte da história da riqueza cultural da Europa.
Blog = Alguns corais na Paraiba tem enveredado pelo canto lírico. Você conhece? O que acha da iniciativa?
Isabel= Não conheço bem essa realidade atual, mas aprecio profundamente essa iniciativa.Afinal a minha convicção é que o público ama também o canto lirico, se apresentado de forma correta e prazerosa.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Colóquio nacional na representação de gênero e de sexualidade

Já se encontram abertas as inscrições para o VI Colóquio Nacional “Representações de gênero e de sexualidades” e o II Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura “Identidades, sujeitos e representações na cultura contemporânea”. O evento acontece de 31 deste mês a 02 de junho, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba -UEPB, em Campina Grande.

O evento é uma realização do Mestrado em Literatura e Interculturalidade da UEPB, em parceria com outras universidades nordestinas. Os interessados em enviar resumo para apresentar trabalhos durante o evento têm até esta quinta-feira,6. Contatos na Secretaria do Mestrado em Literatura e Interculturalidade (com Roberto Santos / robertosantos.66@gmail.com / 83-3310 9713) ou pelo e-mail: genero2010@gmail.com

O valor da inscrição com apresentação de trabalho é de R$ 150 e os interessados em participar apenas como ouvinte é de R$ 60. Quem tiver o resumo aceito, deve enviar o seu trabalho completo para o endereço genero2010@gmail.com no período de 12 a 14 do mês em curso. Nas mesas-redondas e conferências, estão nomes consagrados na pesquisa brasileira na área de gênero.