sábado, 22 de maio de 2010

A ARTE como necessidade humana

Vernissage em dose dupla marca o lançamento dos trabalhos artísticos de Giovana Pedrosa e Paulo Mourão. Na ocasião, Giovana também vai lançar o livro "Mais Além...", onde enaltece o amor e a arte de viver. O trabalho desses dois artistas emociona pela sensibilidade e pelos recursos que utilizam para pintar suas telas. A solenidade acontece dia 29 de maio, às 19h30, com show do cantor Adeildo Vieira, no Bristol Flexy Portal do Sol, na avenida João Maurício, 1861, Bessa.

Giovana não para. Seus livros anteriores relatam fases diferentes cujas linhas se abriram para novas etapas e realizações. O primeiro “Um Pouco de mim..”lançado em 1987, ainda adolescente, relata a descoberta do amor pela poesia. O segundo “Um pouco mais....” , lançado no ano 2000, mostra um amadurecimento em sua poética, reflexo da maternidade. No “Eu quero mais...” publicado em 2008, faz uma celebração à vida, a amizade e em “Mais além...”, que lança este mês, faz uma síntese dessa nova fase da vida enaltecendo o amor e a arte de viver. Giovana é natural de Timbaúba-Pe e desde 2004 reside em João Pessoa.

A sintonia do casal não se encontra apenas na vida em comum. Ela está presente também nas telas que produzem. Apesar da limitação física, por serem portadores da Síndrome de Talidomida, o casal de artistas abraçou as artes plásticas com muita intensidade como identificamos no traço de cada um. Dotados de uma arte plural, ambos “passeiam” pelas tintas e letras com desenvoltura. Eles aprimoram a técnica de pintura acadêmica nas aulas da artista plástica Cecília Vasconcellos.

Paulo Mourão, 49, é mineiro de Abaeté e deu início a vida artística, pintando sozinho. É no aprendizado diário e se dedicando cada vez mais que ele aperfeiçoa os trabalhos. Paulo também escreve e já trabalhou com fotografia em papel e digital. A vernissage em dose dupla é um projeto antigo do casal que foi maturado ao longo do tempo e que no evento de lançamento as pessoas vão poder conferir de perto.

A seguir, breve conversa com os artistas:

Blog = Vocês são portadores de uma síndrome. Como lidam com essa limitação para pintar e escrever?
Giovana e Paulo = Somos portadores da Síndrome da Talidomida. Somos bem adaptados. Eu pinto com os dedos e às vezes a boca auxilia. Paulo pinta com os pés, sem problemas.
Blog=Como toda limitação, as dificuldades são enormes. Como fazem para se locomover?
Giovana e Paulo= No dia a dia fazemos tudo e corremos sempre atrás de nossos objetivos. Não vemos dificuldades em nossas atividades diárias. Sou mãe de duas filhas:Lyria e Yasmim, cuido dos meus afazeres de mãe e esposa, além de escritora. Nos locomovemos bem, sem problemas, só quando nos deparamos com a falta de acessibilidade.
Blog= A arte é uma necessidade humana. Foi pensando assim que vocês buscaram na pintura e na poesia a possibilidade de mostrar que não há limitação quando se deseja fazer?
Paulo: Não. Pintar e escrever é um prazer e quando há prazer não há limitação.
Giovana:Não. Desde os 12 anos que me dedico à pintura e a poesia. Escrever é o alimento diário, é o grande abraço com a inspiração.
Blog=Vocês também são exemplos de superação e nos dão uma lição de vida. É através da arte que vocês reafirmam o compromisso com a vida?
Giovana: Para mim compromisso com a vida é fazer e me dedicar com o que amo e tenho prazer.
Paulo: Meu compromisso é com minha família e se as pessoas verem na minha arte ou na forma como faço, uma lição de vida, ótimo; porém não quero ser exemplo para ninguém.

2 comentários:

  1. Parabéns Giovana e Paulo, vocês são exemplo de superação diante da falta de acessibilidade no nosso País, na nossa Cidade e no nosso Estado. Isto só nos inspira esperança e amor para tudo aquilo que estão no nosso convívio e que possamos aprender a ter mais tolerância e paciência para lutar pelos nossos objetivos e por mudanças que venham atender a todos, numa sociedade igualitária. Muito sucesso.....

    ResponderExcluir
  2. Giovana e Paulo, extraordinários! As palavras (de ambos) me remeteu a um breve, porém, profundo e necessário silêncio! E silenciosa redescobri o passáro que visita o meu quintal. Parabéns Célia Leal, por presentear os leitores/as do blog com a força de viver e lutar de paulo e Giovana. Lúcia SILVA

    ResponderExcluir