quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cantora lírica paraibana é sucesso na Itália e faz turnê no Brasil em outubro

A cantora lírica paraibana Isabel Barbosa faz sucesso na Itália e está com turnê marcada para o Brasil em outubro deste ano. Próximo dia 27 ela participa do Concerto Nuance del Bel Canto, no Teatro Signorelli de Cortona, Itália, às 21 horas e será acompanhada pelo pianista Gianni Fabbrini, destaque de critica do Festival Rossiniano de Pesaro bem como do baritono alemão Johannes Martin Kranzle, um dos mais importantes intérpretes da lirica mundial, com o personagem Alberich na ópera Das Reihngold. Na turnê programada para o Nordeste do Brasil, Isabel já tem agenda marcada com as Orquestras Sinfônicas da Paraíba, Pernambuco e a Filarmônica do Ceará priorizando um repertório operistico italiano e francês.
Para o Concerto do dia 27, a cantora lírica paraibana apresentará as mais belas arias do repertorio italiano como “La regata veneziana,de G.Rossini, “Oh!mio babbino caro”, de G.Puccini, “Merce ,dilette amiche”, de G.Verdi, entre outras. O concerto faz parte do Tuscan Sun Festival que reúne renomados cantores liricos como Anna Netrebko,Marcelo Alvarez, Dmitri Hvorostovsky entre outros e será apresentado em um dos mais importantes Teatros da historia e cultura Italiana.
Quem é Isabel Barbosa – A soprano paraibana, natural do município de Esperança, na Paraíba, ano passado tornou-se a primeira cantora lirica brasileira a participar da Accademia Festival Pucciniano,na Italia, a entidade mais importante do mundo dedicada ao estudo e aprofundamento da interpretacão da obra do compositor G.Puccini. A critica brasileira a considerou Revelação do Canto Lirico. Em 1995 graduou-se em Educação Artística-especialização em música- pela Universidade Federal da Paraiba. Fez pós-graduação em Canto Lirico no Conservatorio Luigi Cherubini de Florenca em 2007 e 2010, respectivamente.

Confira uma breve conversa com a artista:

Blog= Você se especializou no estudo da obra do compositor G.Puccini. Que outro compositor você pretende estudar?
Isabel Barbosa= Sim,tive essa otima oportunidade no ano de 2009 de entender de maneira mais aprofundada, sobre o modo de interpretar desse compositor italiano Giacomo Puccini.Próprio a Torre del Lago onde ele viveu seus últimos anos,passamos praticamente bem tres meses continuamente inclusive aos domingos a aperfeiçoar frases musicais,respiração,intensidade de dinâmica,razões de interpretar cada personagem,estudo de librettos,cenas,pronúncia da língua italiana,enfim, tudo aquilo que requer para formação de uma cantante lirica.

Blog=Qual a sua impressão sobre o canto lírico no Brasil? Há incentivo? O que falta?E na Paraiba, tens conhecimento?
Isabel = O canto lirico no Brasil ainda não é apreciado o bastante.Falta uma atenção maior a esse tipo de arte e interesse da mídia brasileira em mostrar a beleza desse gênero musical.A Paraiba vem demonstrando sensibilidade ,temos artistas de grande talento.

Blog = A Paraíba é conhecida pelo celeiro musical erudito de boa qualidade. Você acha que há peças apropriadas para a interpretação lírica?
Isabel = Confirmo, a Paraiba é um Estado de certa indentidade cultural clássica. As obras estruturalmente líricas, no entanto, faz parte da história da riqueza cultural da Europa.
Blog = Alguns corais na Paraiba tem enveredado pelo canto lírico. Você conhece? O que acha da iniciativa?
Isabel= Não conheço bem essa realidade atual, mas aprecio profundamente essa iniciativa.Afinal a minha convicção é que o público ama também o canto lirico, se apresentado de forma correta e prazerosa.

4 comentários:

  1. Mulher paraibana,mulher de forca!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito feliz em saber q vc va vim aki na Paraiba, Saudades, vou fazer d td pra ir olhar vc ai em João Pessoa, Célia Esperança...

    Saudades d tds..

    ResponderExcluir