sexta-feira, 6 de maio de 2011

PRAIA DO SEIXAS EM EXPOSIÇÃO

Fotografias, instalações e pinturas compõem o acervo da exposição `Ponto Extremo’ da artista curitibana Cristina Strapação, radicada em João Pessoa há 10 anos. Ela faz uma reflexão sobre a postura do ser humano enquanto morador, visitante ou poder público e objetiva com isso provocar a discussão sobre a necessidade de preservação na área que abrange a Ponta do Seixas. A exposição, inaugurada nesta quinta,5, continua aberta ao público no Casarão 34 até 10 de junho.

“Ponto Extremo” revela diferentes aspectos do ponto mais oriental das Américas e foi intercalada com pinturas inspiradas na paisagem daquele ambiente e instalações produzidas a partir de resíduos sólidos recolhidos no local. A fotógrafa Cristina disse que “a idéia surgiu como uma exposição de pintura a partir da minha vivência com aquele universo, o que revela um certo incômodo da minha parte em relação àquela situação. Com o passar do tempo, entre a concepção e a produção, o projeto foi ampliado, passando a contar com fotografias e instalação, num diálogo entre diferentes linguagens”, concluiu.

São 52 fotos em tamanho 20 x 30 cm, expostas numa rede de pesca, e ainda 280 fotografias de 10 x 15 cm, suspensas em fios de nylon, que intercala a poética de belas paisagens, eternizada pelo click da artista, com cenas de degradação, que transformam de maneira negativa, o meio ambiente. As pinturas retratam a paisagem da Ponta do Seixas e adjacências de uma forma idealizada pela artista, que mostra o ambiente livre da degradação e da poluição visual, o que demonstra a beleza, a subjetividade e a poesia daquele fragmento da orla marítima paraibana.

A instalação foi concebida com objetos diversos, a exemplo de pneus de automóveis, sacolas plásticas, latinhas de metal, pedaços de embarcações e cordas, coletados na área registrada pela artista no período de um ano, enquanto fazia caminhada quase que diárias, num processo contínuo de concepção do trabalho. A exposição é uma realização da Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope) através do Casarão 34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário