quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CINEMA NA ESTAÇÃO CABO BRANCO



O projeto Estacine Mundi deste final de semana apresenta na ‘Mostra Best Sellers’, neste sábado (13), o filme francês “A Dama das Camélias”, baseado no romance do escritor Alexandre Dumas Filho. Já no domingo (14), o Estacine Cult começa a ‘Mostra Woody Allen’ com o longa “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”, de 1977.
As exibições acontecem sempre às 16h, no miniauditório I da Estação das Artes, no complexo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano, com capacidade para 115 pessoas e tem entrada gratuita.
Os filmes exibidos no projeto Estacine são resultado de uma parceria entre a Estação Cabo Branco, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a vídeo locadora Kawai com a proposta de promover a cultura e o entretenimento através da Sétima Arte.
Mostra Best Sellers – “A Dama das Camélias” conta a história da cortesã Alphonsine Plessis, uma jovem pobre que foge do interior da França e acaba tornando-se uma das cortesãs mais disputadas pelos nobres de Paris. O filme, dirigido por Mauro Bolognini, mostra toda a desigualdade presente na sociedade francesa do século XIX, onde as mulheres que não faziam parte da corte só tinham um meio de conseguir ascensão social e algum benefício e poder: a prostituição. Porém, este caminho as levava também para um fim trágico.
O longa-metragem de 1981 foi inspirado no livro de mesmo nome do autor Alexandre Dumas Filho. De cunho biográfico, o livro nasceu das memórias de Alexandre e sua relação com a cortesã Alphonsine Plessis e acabou entrando para a história da literatura mundial.

“A Dama das Camélias” já foi adaptado para o teatro inúmeras vezes, sendo 16 delas apenas na Broadway. Deu origem, também, a ópera “La Traviata”, de Giuseppe Verdi. A obra de Alexandre Dumas Filho foi levada para o cinema mais de 12 vezes somente entre os anos de 1906 a 1980.
Mostra Woody Allen – Uma das obras-primas do diretor norte-americano Woody Allen, “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” é uma bemhumorada história sobre relacionamentos vivida em uma das maiores metrópoles do mundo. Alvy Singer (Woody Allen) é um humorista judeu neurótico, que faz terapia há mais de 15 anos. Ele se apaixona por Annie Hall (Diane Keaton), uma iniciante cantora de bar. Logo os dois vão morar juntos e as crises de relacionamento e as discussões sobre o amor dão o tom da comédia. O longa ganhou o Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Diretor e Melhor Atriz (Keaton).
 O Estacine Cult deste mês exibirá apenas dois filmes de Woody Allen, já que, devido às eleições municipais, a Estação das Artes ficará fechada nos dias de votação. No próximo domingo (21), o filme exibido será “A Era do Rádio”, de 1987.(Release).

Nenhum comentário:

Postar um comentário