domingo, 26 de fevereiro de 2012

Grupo italiano de circo se apresenta na PB



As cidades de Salgado de São Félix, Soledade, Taperoá, Teixeira e Princesa Isabel receberão a partir deste sábado, e até a quarta-feira (29), o módulo de circulação do 7º Festival de Circo do Brasil. Na Paraíba, o festival conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e das prefeituras locais.
Na passagem do Festival pela Paraíba, os moradores dos municípios incluídos na rota – que conta ainda com outras 20 cidades de três Estados nordestinos – poderão ver o espetáculo circense Giullari Senza Frontieri, em adaptação livre “palhaços sem fronteiras”, apresentado pela associação cultural italiana Giullari del Diavolo.
Neste sábado (25), o grupo inicia a mini-turnê na cidade de Salgado de São Felix, no pátio da Igreja de São Félix. Já no domingo (26), em Soledade, o Giullari Senza Frontieri se apresenta na Praça Central. Na segunda-feira (27), a apresentação acontece em Taperoá, na Praça João Suassuna. Na terça-feira (28), em Teixeira, na Praça Cassiano Rodrigues. E por fim, em Princesa Isabel, no dia 29, na Praça de Eventos. As apresentações começam às 18h.
“Palhaços sem fronteiras” - Composta por artistas italianos, o Giullari Senza Frontiere é uma iniciativa de caráter humanitário, cuja finalidade é proporcionar momentos de alegria em regiões afetadas pela pobreza e por conflitos.
No histórico do grupo constam apresentações em orfanatos, hospitais e comunidades periféricas de países em guerra civil, a exemplo da Etiópia, Camboja, Albânia e Laos.
Segundo o grupo, o objetivo maior é promover o intercâmbio cultural usando apresentações artísticas e oficinas dedicadas a crianças, jovens e trabalhadores. O trabalho dos “palhaços sem fronteiras” inclui circo, marionetes e teatro de rua, cujo principal elemento é estar entre o povo. Os espetáculos acontecem em espaços públicos e conta com o auxílio de um caminhão-palco.(Release).

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

NAI PROMOVE BAILE DE MÁSCARAS

         O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes promove nesta sexta(3) o VII Baile de Máscaras da Ladeira, no Centro Histórico da Capital, a partir das 21 horas. Frevos, marchinhas e outros ritmos darão o tom da batida antecipando o carnaval. Com o tema ‘Celebrando a Alegria de Viver’, o evento é a prévia do Bloco Folião de Ladeira Abaixo, promovido pelo artista plástico Elioenai Gomes cujo desfile acontece próximo dia 10. 
Quem quiser garantir lugar para dançar maracatu, afoxé, coco, ciranda, samba, marchinhas e muito frevo deverá chegar cedo, pois os organizadores avisam que a previsão é reunir cerca de 300 foliões, que oportunamente irão conhecer o estandarte oficial do Bloco Folião de Ladeira a Baixo 2012. Para fantasias mais originais e criativas haverá premiações e brindes. Para aqueles foliões desavisados terão máscaras e adornos e demais adereços sendo vendidos no local.O folião fantasiado não paga entrada. 
O Baile será animado por vários  grupos musicais entre eles a Nação Maracayba, Grupo Raízes, Clube do Samba de Mesa, Orquestra de Frevo Splok e a participação especial do Coral Voz Ativa cantando marchinhas de carnavais.  O artista plástico Elioenai Gomes, o idealizador do baile, promete repetir o sucesso dos anos anteriores, além da decoração temática do local que será toda de materiais reciclados, de forma rica e criativa.Segundo Elioenai Gomes, a finalidade é manter a magia e a beleza das máscaras. (Release)