quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CINEMA NA ESTAÇÃO CIÊNCIA,CULTURA E ARTE


O Projeto Estacine Múndi, da Estação Cabo Branco, dedica-se neste mês de novembro a homenagear os filmes que elegeram a música como enredo central. A sessão deste sábado (10) traz o italiano “A Lenda do Pianista do Mar”, do diretor Giuseppe Tornatore. Já aos domingos, com o Estacine Cult, é tempo de reviver os sucessos nacionais das telonas. No próximo (11), tem “Bye, bye Brasil”, de 1979. As exibições são gratuitas e começam às 16h na Estação das Artes, prédio que compõe o complexo arquitetônico da Estação Cabo Branco.
Os filmes exibidos no projeto Estacine são resultado de uma parceria entre a Estação Cabo Branco, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a vídeo locadora Kawai, com a proposta de promover a cultura e o entretenimento através da Sétima Arte.
“A Lenda do Pianista do Mar” de Giuseppe Tornatore  (La leggenda del pianista sull'oceano, Itália, 1998, 1h56), conta a história de “1900” (Tim Roth), um menino órfão abandonado em um navio. Depois de ter sido resgatado por um marinheiro, ganha o nome por ter nascido naquele ano. Dono de uma sensibilidade acústica extraordinária, 1900 começa a compor ao piano inspirado pelos sons do oceano, ventos e tempestades ao redor, a única matéria-prima que conhece do mundo.
Já crescido, seu talento natural chama a atenção da lenda do jazz Jelly Roll Morton, que sobe a bordo para desafiá-lo para um duelo. “A Lenda...” venceu o Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora. Destaque também para a bela fotografia.
“Bye bye Brasil” – Dirigida por Cacá Diegues e com Betty Faria, José Wilker e Marieta Severo no elenco, a comédia nacional “Bye Bye Brasil” conta a história da travessia de um trio de artistas circenses pelo Brasil que se apresenta para o setor mais humilde da população brasileira, ainda sem acesso à televisão.
         Formada por um mágico, um fortão e uma dançarina exótica, à Caravana Rolidei se juntam o sanfoneiro Ciço (Fábio Jr.) e sua esposa, Dasdô (Zaira Zambelli). Juntos, eles cruzam a Amazônia até chegar a Brasília. O percurso é regado a muitas aventuras.

Serviço:
Estacine Múndi exibe “A Lenda do Pianista do Mar”Quando: sábado (10), às 16h

Estacine Cult exibe “Bye, Bye Brasil”Quando: domingo (11), às 16h

Onde: miniauditório 1 da Estação das Artes