terça-feira, 1 de junho de 2010

VAMOS GENTE, TEM ARRASTA-PÉ NO SALÃO!

Mês de junho chegou e com ele as festividades regionais envolvendo lapinhas, quadrilhas juninas, cirandas, cocos de roda e, claro, o forró e suas variações musicais. São xotes, baião, forró eletrônico, forró estilizado e o autêntico forró pé-de-serra, aquele puxado pelo triângulo, zabumba e a sanfona. No Nordeste, tanto nas capitais como no interior, na roça, no sítio, em cada lugarejo, é possível encontrar gente dançando, comemorando os festejos juninos carregados de tradições e comida típica.

A antiga disputa entre as cidades de Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, pelo título de melhor festa junina, acirra uma disputa que faz com que o turista viaje as duas cidades para curtir o forró. Há quem não consiga identificar diferença. O importante é todo mundo ter opções para brincar saudavelmente os festejos onde os principais santos celebrados são Santo Antonio, São João e São Pedro.

A exemplo dos festejos carnavalescos que em plena festa do momo os foliões vão brincar em Recife, Olinda e Salvador. Nas festas juninas muitos também seguem viagem para Campina Grande e Caruaru. Este ano, no entanto, João Pessoa, através da Fundação de Cultura de João Pessoa-Funjope, montou uma programação que não fica a dever para a rainha da Borborema (CG) nem para a capital do forró (Caruaru).

O pessoense vai começar a arrastar a chinela próximo dia 11, data de abertura dos festejos juninos e da Copa do Mundo. A Funjope, sob a direção executiva do cantor Chico César e sua equipe, caprichou na programação que vai “ferver” no Largo do Ponto Cém Reis. A abertura vai contar com o cerimonial do cantador Oliveira de Panelas, com seus contos e cantorias e com Daudethe Bandeira e sua nordestinação.

A festa dos namorados, que tem Santo Antonio como seu inspirador na hora dos pedidos de um casamento, vai ser celebrado, dia 12, por Antonio Barros , Ceceu, Mayra e o Projeto Tamborete de Forró. Entre os dias 14 e 17, os apreciadores das quadrilhas juninas vão ter a oportunidade de prestigiar esses grupos de dança matuta e estilizada. Na sexta-feira,18, essa tríade vai sacudir o Ponto de Cem Reis: Flávio José, Biliu de Campina e Forró Caçuá.

A pausa para o respiro é curta por que já emendando o sábado, dia 19, sobem ao palco o magnífico sanfoneiro Dominguinhos seguido do Trio Nordestino e das Bastianas. É pouco? Agüenta aí que no domingo de jogo do Brasil outro sanfoneiro dos bons vai emocionar os fãs do melhor do forró. Nada menos que Oswaldinho, Alcimar Monteiro e Anay Claro.


Junho de festa. Que bom que a Funjope não dá trégua por que logo no dia 22, ainda embargada, certamente, pela vitória do time brasileiro na Copa do Mundo, a cantora Elba Ramalho fará e será show com toda a sua energia peculiar. Na mesma noite, ainda embalada pelo som de Elba e Cezinha, Assisão e Os três do Norte seguem com o forró até de manhã. Pra não dá trégua a Funjope garante, na véspera de São João, o som romântico de Geraldo Azevedo embalados no resto da noite por Ermelinda e Os três do Chamego.

Dia de São João, 24, Dejinha de Monteiro e os pernambucanos Silvério Pessoa e Quinteto Violado fazem a festa. Quem pensa que tem descanso na sexta-feira, 25, dia de jogo do Brasil, está enganado. Sobem ao palco Fagner, Luizinho Calixto e Zé Calixto. No sábado, 26, o velho Pinto do Acordeon, o rabequeiro Siba e Khrystal dão o tom da festa. No domingo, um dos pioneiros da música de duplo sentido, Genival Lacerda vai matar a saudade da gente com canções como ”Prenda o Thadeu”, Rock do Jegue” entre outras. A noite também é de João Lacerda e Tony Dumond.

Pra encerrar com gol de placa, a Funjope presenteia o forrozeiro pessoense, as vésperas dos festejos em homenagem a São Pedro, o Santo que tem a chave do céu, com a Banda de Pífanos de Caruaru, a cantora Anastácia e Socorro Lira. Dia de São Pedro, na terça-feira de junho, o mês de forro será encerrado com `chave de ouro` com o cantor Santanna, seu carisma, seus sucessos, seguidos por Aleijadindo de Pombal e Os Três do Nordeste, outras feras. Parabéns Funjope, Chico César e equipe, pela programação que já é inesquecível.